Notícias periódicas da ISOC: Facebook avança com criptografia

Notícias periódicas da ISOC: Facebook avança com criptografia

Seguindo em frente: segundo o New York Times, o Facebook planeia avançar com os planos para introduzir criptografia no Messenger e as agências policiais receiam que desta forma os criminosos possam manter conversas online privadas. A decisão do Facebook em usar criptografia na sua plataforma Messenger foi tomada depois da contestação por autoridades policiais dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália de que o plano do Facebook para cifrar mensagens em todas as suas plataformas dificultaria a localização de pedófilos.

Investigar os ISPs: o Vice relata que a Mozilla pediu ao Congresso dos EUA para investigar a recolha de dados feita pelos fornecedores de serviços da Internet(ISP’s), após relatos de que a Comcast estaria a fazer lobby contra os planos do navegador para implementar o esquema DNS-sobre-HTTPS, que é baseado em criptografia e esconde o alvo desses acessos ao DNS. Os responsáveis da Mozilla declararam que a implementação do DNS sobre HTTPS da Mozilla “foi contestado pelos ISP´s pois estes recolhem e usam dados confidenciais dos utilizadores, assumindo assim papel de gatekeepers sobre o uso da Internet”.

Os próximos mil milhões: Um artigo publicado no jornal Quartz diz que os próximos mil milhões de utilizadores da Internet terá objetivos e necessidades significativamente diferentes dos anteriores milhares de milhões. O artigo prevê que embora muitos observadores tenham referido o facto de que a Internet pode ser uma ferramenta para responder a necessidades básicas, muitos novos utilizadores estarão focados no uso da Internet para atividades de lazer. Enquanto muitos utilizadores do Ocidente estão focados na privacidade, outros mais novos podem não partilhar das mesmas preocupações.

Discurso livre versus discurso de ódio: a Foreign Policy informa que uma iniciativa na Alemanha que visa reprimir o discurso de ódio de extrema direita on-line, também afeta a liberdade de expressão. O artigo diz que vários Governos autoritários estão a usar os esforços da Alemanha como modelo para reprimir discordâncias políticas.

Adote estas seis ações para proteger a criptografia e a si próprio.

Termo de responsabilidade:  os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais em https://www.internetsociety.org/bloghttps://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.