Fim da “Estrada dos Horrores”?

O FBI não faz pressão: o FCW.com relata que o FBI ainda não fez pressão para que seja criada uma legislação que obrigaria as empresas tecnológicas a deixar a polícia entrar nas aplicações e dispositivos cifradas, apesar de se queixar há anos da falta de acesso a comunicações quando estas são cifrados. Durante uma recente audiência no Congresso, o deputado Matt Gaetz perguntou ao diretor do FBI, Christopher Wray, se havia “legislação que o Congresso deveria analisar para que os parceiros tecnológicos tenham uma YellowBrickRoad (1) à disposição do governo”. O diretor do FBI respondeu que a decisão “deve ser tomada pelo povo americano, através dos seus representantes eleitos, e não por empresas comerciais que tomem a decisão em nome de todos”.

Redes comunitárias em crescimento: o CircleID tem um blog com previsões sobre banda larga para 2020, incluindo previsões de que as redes de banda larga comunitárias sofrerão um “grande crescimento”. Segundo previsão “à medida que o público se familiariza com as questões da política de banda larga e a crescente disparidade digital durante as eleições, verifica-se que cada vez mais distritos tratam deste assunto com os seus próprios recursos.”

Rede super rápida: Segundo o KSL.com, em notícias relacionadas com o tema da banda larga, informa-se que a rede da UTOPIA Fiber, com as velocidades mais rápidas dos EUA, expandiu-se no Utah (EUA). Esta rede de fibra oferece velocidades de download até 10 Gigabits por segundo, cerca de 200 vezes mais que a média da concorrência no Utah.

Movimentos políticos: A Bloomberg informa que à medida que os EUA procuram mais meios de acesso em banda larga, a Federal Communications Commission (FCC) propõe oferecer biliões de dólares aos operadores de satélite como um incentivo para que abandonem a chamada banda C, uma seção do espectro de rádio que poderia ser usada para banda larga móvel. A Associated Press relata que, adicionalmente, a FCC permitirá que as tribos nativas americanas solicitem licenças em zonas do espectro que cuja utilização é praticamente nulas no oeste dos EUA. A Internet é para todos.

(1) YellowBrickRoad é uma expressão idiomática que designa uma estrada que uma pessoa deve tomar porque pensa que esta a vai conduzir a coisas boas, mas que pode vir a tornar-se um pesadelo. Tem origem no filme o Feiticeiro de Oz e foi também usada como título de filmes e romances de terror.

Saiba mais sobre redes comunitárias e participe do movimento global para ajudar a diminuir o fosso digital!

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.