Notícias periódicas da ISOC: A internet chinesa faz parte da Internet?

Não é o nosso modelo!: o Asia One informa que a Google, Twitter, Facebook e Apple faltaram a uma conferência na China cujo objetivo seria a discussão do modelo Chinês de gestão global da Internet. Durante a conferência, a China apresentou a sua visão, considerada altamente restritiva. Segundo a mesma notícia, a Google, Twitter e Facebook estão bloqueados na China, enquanto que a Apple tem de usar um parceiro local para oferecer serviços na nuvem.

Sem notícias estrangeiras: segundo relatado pelo South China Morning Post e citando estatísticas da Associação de Correspondentes Estrangeiros na China, o Great Firewall do governo chinês bloqueia 23% das organizações de imprensa estrangeiras que têm jornalistas no país. Quase um terço de sites em inglês estão bloqueados, incluindo a BBC, o The Guardian, o New York Times, o Wall Street Journal e o Washington Post.

Oposição ao uso de criptografia no acesso ao DNS: a publicação Vice relata que um dos maiores ISP dos EUA está a pressionar os legisladores contra o plano da Google de criptografar tráfego relacionado com os acessos ao DNS (norma conhecida como DoH). A solução da Google, baseada no Chrome, no Android e no seu serviço de DNS 8.8.8.8, impossibilitaria o acesso dos ISPs a dados sobre as consultas feitas ao DNS pelos seus clientes. Para além de isso aumentar ainda mais o poder da Google sobre a forma como a Internet e o DNS funcionam, ironicamente, impediria também os ISPs de obterem dados para publicidade dirigida aos seus clientes.

Sensores para a IoT: de acordo com o Tech Xplore, vários investigadores estão a procurar formas de prever incidentes de poluição do ar através de sensores conectados à IoT. Prever situações de poluição com antecedência pode ajudar os governos a encontrar formas de mitigar problemas relacionados com a poluição do ar.

As redes comunitárias oferecem uma solução para a exclusão global digital. Saiba mais sobre como criar e manter sua própria rede comunitária numa rede comunitária local.

Termo de responsabilidade:  os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.