O balanço da governação da Internet em 2023 está longe de ser positivo

O balanço da governação da Internet em 2023 está longe de ser positivo – De acordo com um artigo de balanço publicado pelo Internet Governance Project, o ano de 2023 não foi risonho para a governação da Internet. Uma questão controversa, segundo o artigo, é de que forma a segurança e a soberania nacionais e a liberdade online conflituam. Como evitar que os argumentos em prol da soberania nacional não conduzam ao fracionamento da Internet, a chamada SplinterNet. Há também que não deixar passar em claro os ataques ao uso de criptografia extremo a extremo, como tem sido o caso na Austrália, nos EUA, no UK e na UE. No entanto, nem tudo foi mau nesta frente pois o Parlamento Europeu rejeitou os termos da proposta da CE

Net Mundial+10 no Brasil em 2024 – Em 2014 teve lugar em São Paulo no Brasil um grande encontro de debate da governação da Internet, designado NETmundial meeting. O Comité Gestor da Internet no Brasil, após inúmeras consultas a parceiros internacionais durante o IGF de Kyoto e a ICANN de Hamburgo, apresenta a proposta de realizar, em 2024, um evento multissetorial – fora dos espaços institucionais – para reunir a comunidade internacional e contribuir para os debates em curso.

Novo arquivo online sobre as políticas de moderação das redes sociais – Como se pode ler na sua própria apresentação, a Platform Governance Archive (PGA) é um repositório que recolhe, arquiva e analisa as políticas de moderação das principais redes sociais. Com o apoio do arquivo, investigadores, jornalistas e o público em geral podem encontrar resposta às suas dúvidas sobre como essas plataformas gerem e dão prioridade às comunicações e às interações digitais nas nossas sociedades, e permitem responsabilizar publicamente essas poderosas instituições pelo impacto das suas políticas.

O ChatBot da Microsoft responde a questões sobre as eleições com conspirações, escândalos falsos e mentiras – Segundo um artigo publicado pela revista Wired, o ChatBot da Microsoft, atualmente chamado Microsoft Copilot, baseado em técnicas de aprendizagem automática de IA, responde frequentemente de forma errada a questões sobre as próximas eleições no EUA. Segundo investigações recentes partilhadas em exclusivo com a Wired, a desinformação veiculada pelo programa é em grande proporção.

Coligação global por uma tecnologia mais justa apela à tomada de medidas para a proteção das mais de 65 eleições que terão lugar em 2024 – No ano de 2024 terão lugar inúmeras eleições no mundo, abrangendo mais de 2 biliões de eleitores, envolvendo os EUA, UE, Índia, Brasil e África. A coligação por uma tecnologia mais justa exige que as grandes plataformas digitais de média implementem medidas para protegerem os impactos negativos que as mesmas têm tido em anos recentes, ao invés de procurarem maximizar os seus lucros a todo o custo.

TERTÚLIA TÉCNICA

Revisão da matéria dada – dois dos melhores posts em 2023 no blog dos APNIC Labs:

  1. A evolução das tecnologias usadas na Internet nos últimos 25 anos por Geoff Huston.
  1. Como o Cloud Provider Digital Ocean adotou as recomendações MANRS sobre segurança do encaminhamento. Uma das principais tecnologias que contribui para a segurança do encaminhamento na Internet (segurança do BGP), é a adoção das normas RPKI que fazem parte das recomendações MANRS. Em 2019 o ISOC Portugal promoveu um curso sobre estas normas. No início de 2024, segundo o observatório das tecnologias da Internet do ISOC Portugal, a quase totalidade dos operadores nacionais publica certificados sobre a origem das rotas das suas redes. No entanto, quase nenhum filtra as rotas recebidas dos outros operadores com base em certificados. Em contrapartida, na Europa e no mundo, esta filtragem já é executada por, respetivamente, 33% e 23% dos operadores.