O jogo do gato e do rato da Meta em torno do GDPR

O jogo do gato e do rato da Meta (ex Facebook) em torno do GDPR – De acordo com uma notícia publicada pela EDRi, a Meta anunciou que vai finalmente pedir o consentimento dos seus utilizadores para lhes apresentar publicidade personalizada. Até ao momento a interpretação da Meta era de que ao criar uma conta nos seus serviços, o utilizador consentia de uma vez por todas em receber essa publicidade, e por conseguinte consentia em toda a recolha de informação privada que suporta essa funcionalidade visto que a mesma era necessária ao serviço. Será que não podem haver redes sociais que não se baseiam em análise personalizada dos utilizadores?

A controversa legislação sobre segurança online do Reino Unido foi aprovada pelo Parlamento Britânico – Esta controversa legislação foi aprovada pelo parlamento britânico. A sua sucinta caracterização é apresentada neste post no CircleID. Segundo notícias publicada no TechCrunch+, assim como num artigo publicado pela Wired UK, a versão final desta legislação confere ao regulador OfCom o papel de impedir que materiais considerados atentatórios da segurança do Estado, das crianças, ou mesmo de simples desinformação, possam ser espalhados através das plataformas digitais grandes, médias e pequenas. Vários peritos consideram que a única implementação possível dos objetivos desta legislação passa pela utilização de “client-scanning” de forma generalizada.

Como tem progredido a SplinterNet? Splinternet é um dos termos usados para referir uma Internet particionada em regiões, de tal forma que a visão dos utilizadores de cada uma dessas reuniões está condicionada. A Freedom House publica vários relatórios anuais, entre os quais o relatório Freedom on the Net, especialmente dedicado ao estado das liberdades na Internet. A edição referente ao ano de 2022 contém abundante informação que permite concluir que a SplinterNet está de boa saúde e cada vez mais espalhada.

TOR university challenge – A EFF (Electronic Frontier Foundation) lançou o desafio aos estudantes universitários e às universidades de instalação de um TOR Relay na sua instituição.


Tertúlia técnica

DNS is the new BGPNa Internet atual os serviços populares estão replicados, sendo servidos a partir de inúmeros servidores equivalentes próximos dos utilizadores. Quando um utilizador acede a um serviço, como é escolhido o servidor mais “próximo”? Este artigo, muito didático, apresenta as diferentes soluções usadas atualmente e revela a importância do DNS e da Geolocation nesta seleção. O artigo acaba com uma especulação: como a qualidade da resposta da Internet depende cada vez mais dos operadores que implementam a replicação dos serviços, isto é, as grandes plataformas, e estas dependem do controlo do DNS para a seleção do servidor, o DNS está a tomar o lugar do BGP, colocando-se no centro do problema da qualidade de serviço das aplicações.

O impacto dos tremores de terra nos cabos submarinos – A pesca de arrasto é responsável por uma boa parte das avarias nos cabos submarinos, mas logo a seguir vêm os movimentos da crosta submarina provocados por tremores de terra. Neste artigo publicado no blog dos APNIC Labs, um perito em análise do impacto destas avarias dá uma visão sobre como as mesmas afetam o funcionamento dos serviços da Internet.