O lado negro da IoT nos EUA  – Polícia e publicidade de dispositivos de segurança

O lado negro da IoT nos EUA  – Polícia e publicidade de dispositivos de segurança – Um crescente sentimento de insegurança em diversas regiões dos EUA tem levado a polícia e os particulares a comprarem mais câmaras de vigilância e sistemas de reconhecimento automático. Ao mesmo tempo, os fabricantes desses dispositivos têm tentado, e às vezes conseguido, usar a polícia para fazerem publicidade aos seus produtos. Num artigo publicado pela Electronic Frontier Foundation, é analisada a legalidade e as potenciais implicações dessas tentativas. O artigo termina com a seguinte pergunta: dado o interesse dos fabricantes no lucro e da polícia na sua reputação, não poderá essa associação ter interesse em promover o clima de insegurança?

Implicações para o público do Digital Services Act da União Europeia – Em 2024 entrará em funcionamento pleno o Digital Services Act (DSA) recentemente aprovado no Parlamento Europeu. Um artigo publicado no blog da organização Bits of Freedom elenca as 8 regras fundamentais para a nossa proteção online introduzidas pelo DSA.

A pandemia complicou bastante as tarefas dos responsáveis pela gestão dos equipamentos de IT das instituições – Um artigo, publicado recentemente, relata as conclusões de um inquérito a vários SysAdmins sobre como a pandemia alterou as suas tarefas e responsabilidades. A vida destes não melhorou, pois as novas exigências das ligações à Internet dos utilizadores revelaram-se mais complicadas e a falta de contacto presencial também se refletiu nas mesmas. Nesta breve publicação é possível aceder às principais conclusões do estudo.