O último IGF teve lugar este mês no Japão

O último IGF (Internet Governance Forum) teve lugar este mês no Japão – O IGF é um Forum internacional, organizado sob a égide das Nações Unidas, onde a sociedade civil, as empresas e os governos discutem os problemas que afetam a Internet. Este modelo é apelidado de modelo multistakeholder de gestão da Internet. Muitos defendem que é neste fórum que se deve decidir sobre a Governação da Internet. Não é em geral essa a posição real e de facto das Nações Unidas e de muitos governos. Outros, acham o IGF interessante como proposta e local de debate, mas questionam a capacidade do mesmo para tomar decisões com impacto real, e questionam também quem elegeu as organizações da sociedade civil e as empresas para tomarem posições em nome dos povos. É um debate relevante para todos os que se interessam pelo governo da Internet, que objetivamente não deve pertencer a nenhum país em particular. Este artigo do projeto Internet Governance Forum discute esta questão.

A IA engana-se sobre o grau de adoção de DNSSEC, mas qual é a verdadeira resposta? Geoff Huston publicou recentemente um artigo em que discute qual o grau de adoção do DNSSEC na Internet. No artigo começa por apresentar a resposta apresentada pelo motor conversacional de IA Bard da Google, que estima que a adoção de DNSSEC em todo o mundo é de cerca de 40%. Depois, apresenta métodos estatísticos de análise que mostram que o grau de adoção é à volta de 5% nos domínios .com e .net, os maiores existentes atualmente. Em Portugal, segundo o observatório de tecnologias da Internet do ISOC Portugal, apenas cerca de 16% dos domínios mais populares do país têm os seus nomes protegidos com DNSSEC.

Privacy International publica um conjunto de recomendações sobre a proteção da privacidade – Esta associação inglesa, que defende os direitos à privacidade dos cidadãos na Internet e não só, publicou recentemente um especialmente completo e útil guia de proteção individual aplicável aos mais populares sistemas e browsers (Android, iOS, Mac OSX, Windows, Chrome, Firefox, Edge, Safari, Opera).

A Fundação Mozilla iniciou um novo podcast da série “Online Life is Real Life” – Esta nova edição deste podcast é dedicado à discussão do impacto, online e offline, da Inteligência Artificial na vida das pessoas.

A Internet Society tem diversas iniciativas em curso – nomeadamente, o Global Encryption Day Summit e a campanha Resist Fragmentation !


Tertúlia técnica

O que é o HTTP/3 e qual a relevância do QUIC para o mesmo – Em 2021, uma nova versão do protocolo HTTP, a versão 3, foi definitivamente adotada pelo IETF. A mesma baseia-se no QUIC, um novo transporte para a Internet, construído sobre UDP, que colmata inúmeras limitações do TCP, que constitui a base da definição inicial do protocolo HTTP. Numa série de 3 artigos publicados pelo blog dos APNIC Labs, Robin Marx analisa a importância do QUIC para a segurança e melhor desempenho do HTTP, como o QUIC lida com diferentes redes em simultâneo, e qual o seu real desempenho na Internet atual.