Os serviços Cloud AWS da Amazon começaram a cobrar pela utilização de endereços IPv4

Os serviços Cloud AWS da Amazon começaram a cobrar pela utilização de endereços IPv4 – Existem cada vez mais incentivos para a transição para IPv6. Por exemplo, a Cloud da Amazon, como é referido nesta notícia dos APNIC Labs, passou a cobrar à hora pela utilização de endereços IPv4. Em Portugal, como analisado pelo Observatório de tecnologias da Internet do ISOC Portugal, no final de Agosto de 2023 apenas cerca de 45% dos utilizadores portugueses tinham acesso a endereços IPv6, e o número dos sites mais populares acessíveis por IPv6 é apenas de cerca de 16%.

China regula a utilização de reconhecimento facial só para privados? O Regulador Chinês do mundo digital emitiu regulações que limitam a possibilidade de as empresas usarem na China dados recolhidos através de reconhecimento facial, como noticia a Forbes. No entanto, aparentemente, o Estado Chinês, fica isento destas regulações, continuando livremente, em nome da segurança nacional, a sua trajetória de vigilância generalizada da população através de reconhecimento facial.

Quais são as garantias de privacidade dos assistentes de voz? Os smart speakers, ou assistentes por reconhecimento de voz, como o Alexa da Amazon, o Siri da Apple ou o Assistant da Google, têm acesso a informações privadas dos seus utilizadores. A Fundação Mozilla publicou um relatório com uma análise das garantias de privacidade destes dispositivos.

Será que o modelo “multistake-holder” de gestão da raiz do DNS e dos endereços IP está sob ameaça das Nações Unidas? Num blog post publicado recentemente por três membros seniores da comunidade regulatória da Internet no blog do APNIC, são lançados alertas contra a tentativa de as Nações Unidas desejarem interferir com o modelo de gestão da raiz do DNS e dos endereços IP. No entanto, um artigo de análise do post publicado pelo Internet Governance Project, põe em evidência que esse perigo é inexistente e chama-se a atenção para que as principais tentativas de alteração da gestão da Internet não vêm das Nações Unidas, mas sim das crescentes interferências de governos poderosos por razões geopolíticas.


Tertúlia técnica

O algoritmo bcrypt foi introduzido há 25 anos – Este algoritmo, responsável pela segurança das palavras chave, as quais continuam a ser um dos principais meios de autenticação dos utilizadores, foi introduzido há um quarto de século. Como têm evoluído as técnicas de proteção de palavras chave para resistirem à crescente capacidade computacional dos atacantes? É o tema deste post no blog dos APNIC Labs, por Niels Provos, um dos inventores do bcrypt.

Quer ter uma visão atual do passado, presente e futuro das chips de silício? Num extenso artigo publicado no blog dos APNIC Labs, o seu cientista chefe, Geoff Huston, traça uma análise da evolução técnica e comercial destes circuitos, apresenta dados sobre que países e indústrias lutam pelo domínio desta tecnologia e seus mercados, e tenta extrapolar algumas das possíveis evoluções a curto e médio prazo.