Parler levada a tribunal por causa do ataque ao Capitólio

Parler levada a tribunal por causa do ataque ao Capitólio: a Amazon Web Services (AWS) encerrou o seu acordo de alojamento na web com a empresa Parler, concorrente de direita do Twitter, fechando o site de microblogging após os distúrbios ocorridos no Capitólio. A Parler é a rede social para a qual Donald Trump está a migrar depois de ter sido expulso de diversas outras. A AWS apontou para uma série de publicações de utilizadores do site, contendo ameaças de atos de violência e sobre assassinar policiais e legisladores no Capitólio no passado dia 6 de janeiro. A CNN relata que a Parler processou a Amazon, argumentando que sua decisão equivale a um “golpe mortal” para o serviço. O Business Insider relata que a Amazon respondeu às alegações citando várias publicações da Parler a ameaçar atos de violência.

Vigilância massiva considerada ilegal no Reino Unido: a organização de defesa de Direitos Humanos online Privacy International comunicou que, depois de anos de batalhas legais, o Supremo Tribunal do Reino Unido declarou que é ilegal os serviços policiais e de segurança poderem aceder indiscriminadamente à propriedade das pessoas, incluindo aos seus computadores, sem autorização prévia de um juiz.

Não partilhe os meus dados:  o Independent relata que depois do WhatsApp anunciar planos para partilhar dados dos utilizadores com o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, muitos utilizadores começaram a migrar para outras aplicações de mensagens. A rival Telegram apresentou um aumento de 500 por cento em novos utilizadores depois da mudança ter sido anunciada. A Reuters informa que o WhatsApp e o Facebook estão a lançar campanhas com o objetivo de manter os seus utilizadores, divulgando anúncios de página inteira em 10 jornais indianos visto a Índia ser o maior mercado do WhatsApp, com 400 milhões de utilizadores.

A password de controlo de acesso ao telemóvel é ou não privada nos EUA? de acordo com um artigo do Wall Street Journal, a American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation solicitaram ao Supremo Tribunal dos EUA que decida de uma vez para sempre se as autoridades policiais têm ou não o direito de exigir aos cidadãos que lhes forneçam a password dos dispositivos pessoais como computadores e telemóveis.

Como proteger a sua privacidade online? a publicação online VPN THRIVE publica diversos guias, incluindo um bastante abrangente sobre como proteger a privacidade online abarcando mais de 20 facetas desta questão.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.