Passaportes de imunidade assustam os especialistas em privacidade

Passaportes de imunidade assustam os especialistas em privacidade: Segundo a Forbes, empresas de reconhecimento facial nos EUA e no Reino Unido (UK) estão a desenvolver passaportes de imunidade que permitirão aos empregadores vigiarem a saúde dos seus funcionários – o que horroriza os especialistas em privacidade. A Estónia começou a testar alguns desses passaportes relata a Reuters.

22 governos receberam autorização para usar a tecnologia da Google e da Apple para rastreamento de contactos: Esta API permite criar aplicações amigas da privacidade e outras menos amigas da mesma, a decisão é dos construtores das aplicações e dos utilizadores. No entanto, muitos especialistas em epidemias consideram muito duvidosa a utilidade dessas aplicações. Leia mais na MIT Technology Review.

A psicologia da fadiga do Zoom: Atualmente mais de 200 milhões de pessoas usam o Zoom todos os dias para trabalho, aulas de ginástica, falar com familiares e amigos, uma maravilha! Mas, de acordo com um artigo do The Guardian, os psicólogos apontam problemas a esta prática.

IA vs. coronavírus: o Al Jazeera informa que a provedora chinesa de transportes, Didi Chuxing diz que começará a usar inteligência artificial para verificar se os motoristas que atuam nos mercados latino-americanos usam máscaras e desinfetam os carros para manter os motociclistas em segurança durante a pandemia de coronavírus. Desde 22 de maio, os motoristas de Didi na América Latina começaram a tirar uma selfie com máscara para passar na verificação da IA e a partir de junho, precisarão reportar a sua temperatura corporal na aplicação do seu telefone e fazer upload de fotos dos procedimentos diários de desinfeção de veículos.

Troca de aplicação: o The Local relata que o governo Alemão decidiu apoiar uma aplicação de rastreamento do COVID-19 da Google e da Apple, em vez de uma alternativa liderada pela Alemanha, criticada por levantar questões de privacidade. O governo já tinha apoiado uma aplicação europeia chamada PEPP-PT sendo desenvolvida por cerca de 130 cientistas europeus, mas a aplicação proposta enfrentou muitas críticas sobre a forma como é feito o armazenamento de dados num servidor central.

Junte-se ao movimento global! Torne-se um membro e apoie uma Internet segura e aberta a todos.

Se ainda não pagou a sua quotização do ISOC Portugal, não se esqueça – o pagamento de quotizações é uma novidade introduzida este ano.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.