Privacidade versus lucro

Privacidade versus lucro – Uma investigação do Finantial Times descobriu que as plataformas Snapchat, Facebook, Twitter e YouTube perderam cerca de 10 mil milhões de dólares de faturação na sequência da nova política de privacidade da Apple, que obriga as aplicações a pedirem autorização antes de fazerem rastreio dos dados dos seus utilizadores.

Expectativas sobre a colaboração com base em realidade virtual – Segundo uma notícia do The Verge, na sequência do anúncio da nova estratégia do Facebook/Meta, também a Microsoft anunciou uma nova plataforma de colaboração com base em realidade virtual a lançar em 2022. A mesma usará como base a aplicação Microsoft Teams. Resta analisar que implicações estas plataformas poderão ter na propagação de deep fake news.

As redes sociais podem ter um impacto positivo nas pessoas idosas – Parece ser a conclusão de um artigo publicado pela revista Wired.

Continuará o DNS a ser aberto, coerente e oferecendo uma visão única da Internet? Um recente e longo post de Geoff Huston no blog dos APNIC Labs faz uma análise das potenciais implicações da adoção de DoH/T (DNS over HTTP / TLS). Com efeito, se por uma lado estas novas normas facilitam a escolha do resolver pelos utilizadores e aumentam a sua privacidade, elas também permitem que as aplicações e os browsers escolham eles próprios que resolvers utilizam.

Um post da CloudFlare faz uma análise do que provocou o desaparecimento do Facebook durante 6 horas em Outubro passado.

Vários fabricantes de equipamento de routing abraçam a iniciativa MANRS: Arista, Cisco, Huawei, Juniper e Nokia são os primeiros fabricantes a abraçarem mais uma iniciativa MANRS (o programa de colaboração – lançado inicialmente pela Internet Society – para robustecer o routing global na Internet), nomeadamente o “Vendor Program para combater as vulnerabilidades do sistema de routing global da Internet”.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.