Publicidade online baseada em rastreio – proibir ou permitir?

Carta aberta a pedir a proibição da publicidade com base em rastreio online: um grupo de empresas tecnológicas, entre as quais a ProtonMail e a DuckDuckGo, publicaram uma carta aberta a solicitar à UE e aos EUA que adotem legislação para impedir a publicidade online baseada em rastreio dos utilizadores – veja a notícia na publicação The Record. Diversos membros do Parlamento Europeu conduzem uma intervenção com o mesmo objetivo.

Mais um apelo para que se acabe com anúncios dirigidos por vigilância: num artigo publicado na Techcrunch, Leif-Nissen Lundbæk chama a atenção para o óbvio: as políticas de consentimento requeridas pelo RGPD, e outras legislações semelhantes, não são eficazes para combater o modelo de negócio da Web atual, baseado numa agressiva recolha de dados dos utilizadores, e redundaram numa inundação de cliques nos botões “concordo com o rastreamento que o site faz”.

Um processo de grande importância: o Washington Post relata que, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, entrou com um processo contra o Facebook, Twitter e YouTube por ter sido expulso das redes sociais por violação dos termos de serviço. A maioria dos especialistas jurídicos afirma que o processo tem poucas probabilidades de sucesso. A Primeira Emenda dos EUA protege pessoas como Trump contra a censura do governo, mas não exige que empresas privadas ampliem o discurso de qualquer indivíduo. Ainda assim, Fred Hiatt, editor da página editorial do Post, escreve que o processo levanta questões sobre o poder dos gigantes de social media.

Direito de reparação: o Gizmodo informa que Steve Wozniak, co-fundador da Apple, manifestou o seu apoio ao movimento “right to repair”. Este movimento é uma resposta a alguns esforços de empresas de eletrónica para exigir que as reparações dos dispositivos que fabricam só sejam realizadas pela própria empresa, ou por um serviço de reparação autorizado. Ironicamente, a Apple é uma das empresas do movimento. Contudo, Wozniakz diz que a tecnologia de código aberto, foi fundamental para os primeiros sucessos da Apple.

Semana da segurança do encaminhamento no core da Internet: a Internet Society promove uma RPKI week com início no dia 12 de Julho. RPKI é um conjunto de normas que, uma vez adoptadas pelos ISPs, combatem os ataques de desvio de tráfego no core da Internet. O assunto interessa especialmente aos responsáveis pela segurança do core das redes dos operadores de Internet (ISPs e de centros de dados).


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

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