Rastrear os rastreadores

Rastrear os rastreadores – A organização sem fins lucrativos “The Markup” é um grupo de jornalistas que investiga a forma como as grandes plataformas tecnológicas em particular, e as empresas da Web em geral, nos investigam a nós. Para além das investigações que divulgam, disponibilizam uma aplicação que faz uma análise à forma como um qualquer site processa informação sobre os seus visitantes. Faça uma experiência aqui.

Dispositivos IoT invocados como testemunhas no tribunal – Dispositivos inteligentes para as residências ligados à Cloud, como o Alexa da Amazon e dispositivos similares de outros fabricantes, assim como os telemóveis e os relógios digitais, são cada vez mais utilizados nas investigações policiais e podem acabar como peças de prova nos tribunais (WIRED).

Expulso: o NPR relata que as empresas Facebook e o Twitter removeram várias centenas de contas falsas alegando estarem  vinculadas à inteligência militar russa e outros intervenientes apoiados pelo Kremlin anteriormente vinculados à interferência na política dos EUA. o Facebook disse que as contas não estavam vinculadas à interferência nas eleições de 2020 nos EUA, mas vinculadas a tentativas anteriores.

Robots durante a pandemia: o Japan Times relata que no Japão estão a ser usados robots para diversas funções, incluindo fornecer interação social para pessoas solitárias, durante a pandemia COVID-19. Em fevereiro, a empresa de robôs Seikatsu Kakumei começou a vender um pacote de “robô de teletransporte digital” para ajudar as empresas a realizar atividades voltadas para o cliente durante a pandemia.

Vigilância pelo céu: a BBC.com relata que a Amazon anunciou um novo drone de segurança voador. O drone é projetado para ser ativado apenas quando os residentes estão fora, funciona em ambientes internos e é limitado a um andar por edifício. Um grupo de privacidade descreveu a câmara drone como o “produto de vigilância doméstica mais assustador” da Amazon.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.