Será 2022 caracterizado pela introdução de regulação a fundo das grandes tecnológicas da Internet?

Será 2022 caracterizado pela introdução de regulação a fundo das grandes tecnológicas da Internet? De acordo com John Naughton, num artigo publicado no jornal The Guardian, a resposta é sim! 

Google acusada de usar padrões “negros” (dark patterns) para prejudicar a competição – Segundo uma notícia do Washington Post, Gabriel Weinberg, CEO do DuckDuckGo, um motor de busca concorrente do da Google, acusou este gigante tecnológico de manipular extensões dos browsers “para levar os utilizadores a abandonarem produtos da concorrência”.

Congressista dos EUA expulsa do Twitter – A conta pessoal no Twitter da congressista Marjorie Taylor Greene foi suspensa permanentemente na sequência das suas sucessivas violações das regras sobre desinformação Covid-19. Veja a notícia no The Verge.

O papel do Facebook no ataque ao Congresso – Uma investigação conjunta das publicações ProPublica e Washington Post mostra com clareza, através da análise de posts, documentos internos e entrevistas, que o Facebook teve um papel crítico na difusão de mentiras que fomentaram o violento ataque ao Congresso dos EUA em 6 Janeiro de 2021.

Legislação da Califórnia sobre o trabalho e algoritmos – A nova legislação do trabalho deste Estado dos EUA vai certamente ter um impacto positivo nos trabalhadores que estão sujeitos a controlos algorítmicos. Veja a notícia no LA Times.

Evolução em 2021 da BGP Table – neste post do APNIC Labs apresenta-se uma panorâmica do estado do encaminhamento BGP na Internet.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation, da Electronic Frontier Foundation, do blog dos APNIC Labs e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 


Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.