Serão os dados o petróleo do Séc. XXI? Este ditado, vulgarizado em 2019 pela revista “The Economist”, pode de alguma forma não ser tão interessante como se tem divulgado. Num artigo publicado pelo projeto Internet Governance, questiona-se o que é mais importante para os operadores das gigantescas plataformas que dominam a economia digital, se os dados, se a identidade das pessoas associadas aos mesmos.
ISOC Portugal condena preçários de Internet móvel com diferenciação de serviços – Na sequência da consulta da ANACOM sobre os preçários de Internet móvel com diferenciação de serviços, existentes em Portugal, o Capítulo Português da Internet Society apoia a proposta da ANACOM e reitera a sua condenação de preçários de Internet móvel com diferenciação de serviços.
O progresso da adoção do protocolo QUIC – Sob proposta da Google, o IETF publicou em 2021 o RFC com a versão aberta do protocolo QUIC, uma alternativa ao TCP para suporte mais eficaz do HTTP versão 2, com o objetivo de permitir um acesso à WEB mais rápido e flexível. Dado os seus “sponsors”, mas também as suas características, o QUIC gozou de uma adoção relativamente rápida como é posto em evidência neste post assim como neste outro post.