Uma semana de violações de dados

Uma semana de violações de dados – De acordo com a publicação do Business Insider, informação sobre 533 milhões de utilizadores do Facebook foram publicados online. Os dados têm origem numa violação de 2019 que não foi divulgada. Foi igualmente revelado que os dados de 500 milhões de utilizadores do LinkedIn estão à venda num fórum de hackers.

Algoritmos “enviesados”: A Netflix publicou um documentário sobre o viés em algoritmos de aprendizagem automática com base na investigação de Joy Buolamwini do MIT Media Lab, cujo trabalho põe em evidência falhas na tecnologia de reconhecimento facial.

Livro sobre o estado da Internet em 2021:  Saiu recentemente o livro publicado pelo TICtank, com o título: “O Estado da Internet 2021”. Esta publicação contém uma seleção de interessantes artigos publicados por diversos autores noutras publicações.

Escolha o nível desejado de discurso de ódio: Segundo a publicação Vice, a Intel lançou uma aplicação de IA para permitir que os jogadores filtrem o discurso de ódio em tempo real. Mas, em vez de excluir totalmente o discurso de ódio, a aplicação permite que os utilizadores escolham o nível de racismo, misoginia e xenofobia que as pessoas desejam nas suas vidas on-line.

Criptografia em perigo: a Wired.com afirma que a criptografia é essencial, mas que existem diversos países a tentar minimizar a sua relevância. Diversas tentativas recentes com o intuito de enfraquecer a criptografia aconteceram na Alemanha, Brasil, Índia e outros países. “Por mais técnica que a criptografia possa ser, trata-se realmente de algo fundamental em como vivemos hoje as nossas vidas: deverão as pessoas poder ter uma conversa particular quando não estão juntas pessoalmente?”


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.