Walmart e Microsoft juntam-se para compra da TikTok

Compra da TikTok: a CNBC informa que enquanto o presidente dos Estados unidos, Donald Trump, pressiona para que o TikTok seja banido, a menos que seja vendido pelo seu proprietário chinês, o Walmart juntou-se à Microsoft numa oferta pela aplicação de partilha de vídeos curtos. A TikTok está a aproximar-se de um acordo para vender as suas operações nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia por US $ 20 mil milhões a US $ 30 mil milhões.

Uma divisão Leste / Oeste: o Independent relata que tal como outros já alertaram, um funcionário do Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido sugeriu que a Internet pode vir a ser dividida numa versão ocidental e noutra oriental liderada pela China se Trump avançar com a proibição de aplicações chinesas. Segundo o funcionário, uma possível divisão pode vir a levantar preocupações sobre se a tecnologia ocidental virá a acompanhar a do Oriente. De qualquer forma é preciso ter presente que a China sempre proíbiu diversas aplicações dos EUA de entrarem no país.

Espião contra hacker: a Bloomberg relata que o governo da Nova Zelândia recorreu à sua agência de inteligência para impedir um ataque cibernético sustentado e de vários dias à bolsa de valores NZX. A Akamai, empresa de inteligência de segurança alertou que os extorsionários podem ser um grupo de hackers ligado à Rússia Fancy Bear que têm enviado cartas de resgate para empresas de finanças, viagens e comércio eletrónico na região da Ásia-Pacífico, nos Estados Unidos e no Reino Unido. Essas cartas exigem pagamentos para impedir ataques.

Mais Internet para escolas: Bizjournals.com relata que uma startup educacional fundada por um estudante de Harvard está focada em levar acesso à Internet para alunos em países onde os serviços são escassos. O estudante de Harvard Shawn Shivdat foi inspirado a levar recursos educacionais para o país natal do seu pai, a Guiana, na América do Sul.

—–

Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.