A Whatsapp contestou no Supremo Tribunal Indiano a traceability clause

A Whatsapp contestou no Supremo Tribunal Indiano a traceability clause: De acordo com notícias da revista indiana Live Law e da revista BuzzFeed, a empresa Whatsapp contestou, no Supremo Tribunal Indiano, as novas leis que forçam a quebra da criptografia da aplicação e que potencialmente a vai obrigar a revelar a identidade dos utilizadores da plataforma. Esta nova lei faz parte de um conjunto de determinações que o governo indiano está a impor e que provocou, por exemplo, uma visita da polícia aos escritórios do Twitter por este ter etiquetado como “manipulação potencial dos media” algumas publicações de membros do partido governamental.

Mulheres na linha da frente digital: A pandemia teve um impacto significativo sobre o fosso digital por género, pondo em evidência como este fosso pode ser prejudicial para as mulheres. No entanto, nem tudo foi mau, porque muitas delas estão a lutar contra mais essa discriminação como relata a BBC.

Ninguém quer ser rastreado constantemente: Existeum conjunto de mal entendidos sobre a questão da privacidade online. Um é de que “quem não tem nada a esconder não precisa de privacidade” e outro é o de que os consumidores estão mais preocupados em receberem os serviços gratuitos das plataformas do que em serem ou não por estas rastreados. No entanto, como relata o New York Times, sempre que lhes é dada a opção, os utilizadores escolhem opt-out.

Acesso à Internet por satélite de órbita baixa – episódio 2: Neste segundo post publicado no blog do APNIC (Asia Pacific Network Information Center), Ulrich Speidel da Universidade de Auckland continua a explicar em que consiste o novo serviço de acesso à Internet por satélites de órbita baixa (LEO). Nesta segunda parte são explicadas as dificuldades ligadas com a acessibilidade e as antenas.

Energia para o Wi-Fi: a Futurity relata que Investigadores em Singapura e no Japão descobriram uma forma de usar sinais de Wi-Fi para gerar energia para pequenos dispositivos. Estes investigadores “desenvolveram uma tecnologia que usa minúsculos dispositivos inteligentes conhecidos como spin-torque oscillators para recolher e converter frequências de rádio sem fios em energia para alimentar pequenos equipamentos eletrónicos”.

Não deixe de pagar a quotização anual do ISOC Portugal de 2021 – Saiba como aqui.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.