Comissão Europeia questiona o uso de criptografia end-to-end

CE questiona o uso de criptografia end-to-end: Num comunicado de imprensa publicado no dia 9 de Dezembro, a Comissão Europeia apresenta uma nova agenda de contra terrorismo da qual faz parte a procura de formas legais de violar comunicações cifradas end-to-end. A direção do Capítulo Português emitiu um breve comunicado público em que exprime a maior preocupação sobre esta intenção. A publicação Techcrunch também publica um interessante artigo, com uma análise desta intenção.

EUA contra o Facebook: Segundo um artigo do New York Times, a Comissão Federal para o Comércio dos EUA e mais de 40 estados, levantaram um processo ao Facebook por este manter um monopólio ilegal após a compra da WhatsApp e do Instagram e exigiram que a companhia aliene essas redes sociais. No entanto, segundo um outro artigo, publicado no Recode, considera-se que tal poderá levar vários anos a concretizar se é que alguma vez o seja.

Vários ativista Open Source desenvolveram uma aplicação de Covod-Tracing independente da Google: Segundo um artigo da Free Software Foundation Europe, vários ativistas desenvolveram uma nova versão da aplicação oficial alemã Corona Warn App for tracing Covid-19, que é totalmente independente das APIs da Google  e que já foi colocada no domínio público em código aberto.

Google e Amazon multadas: A Reuters informa que a agência de privacidade de dados do governo Francês multou a Google em US$121 milhões e a Amazon em US$42 milhões por quebrarem as regras do país sobre cookies de rastreamento. A multa da Google foi a maior de todos os tempos da Comissão Nacional Francesa de l’Informatique et des Libertés. A CNIL disse que os sites franceses dessas empresas não solicitam o consentimento prévio dos visitantes antes de aparecerem cookies de publicidade.

Parque self-service: O South China Morning Post, relata que um parque próximo da cidade de Wuhan, na China, disponibilizou 19 veículos autónomos. A frota, que entra em funcionamento no dia 1º de janeiro, incluirá veículos para limpeza e venda de alimentos, juntamente com minibus, táxis e autocarros turísticos. Várias empresas, incluindo a startup de inteligência artificial DeepBlue Technology, a Dongfeng Motor e a empresa de entrega autónoma Neolix Technologies, estão a produzir carros para o parque.


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