Racismo tecnológico

Racismo tecnológico: Num momento em que o racismo merece cada vez maior condenação, existe uma faceta que é bem menos escrutinada: certas tecnologias digitais podem também discriminar pessoas de côr segundo um artigo publicado na CNN.

Workshop dia 19/5/2021  sobre a adoção de normas de segurança na Internet Portuguesa: Veja como participar aqui. O Capítulo Português da Internet Society realizou o primeiro diagnóstico à adoção de normas de segurança na Internet Portuguesa que põe o “dedo na ferida” das inúmeras deficiências existentes.

Assembleia para eleições dos órgãos sociais do ISOC Portugal no próximo dia 19 de Maio pelas 18h30: Veja como participar aqui.

Anonimato online: será bom ou mau? O anonimato online permite que sejam produzidos insultos, se persigam impunemente pessoas e até se cometam crimes com maior facilidade. No entanto, uma presença online sem a proteção do anonimato pode, em certos contextos, ter consequências bem funestas no mudo real. Um interessante relatório da Digital Rights Watch analisa esta delicada questão.

A Internet do bem comum: A Electronic Frontier Foundation  lançou um blog com uma série de artigos sobre a história do que chama a “Internet do interesse Público” e que contém imensas notícias e recursos que estão para além do que se passa nas plataformas de grande visibilidade.

Lembretes persistentes:  A BBC informa que, a partir de 15 de maio, o serviço de mensagens WhatsApp começará a enviar lembretes “persistentes” aos utilizadores que ainda não tiverem aceite os novos termos e condições deste serviço. Alguns utilizadores manifestaram preocupações sobre como o WhatsApp partilha as suas informações pessoais com a empresa controladora Facebook, mas para aqueles que não aceitarem os novos termos começarão a perder algumas funcionalidades desse serviço como por exemplo, deixarão de receber videochamadas e mensagens.

Não deixe de pagar a quotização anual do ISOC Portugal de 2021 Saiba como aqui.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.