Notícias periódicas da ISOC

A nova corrida espacial da Internet

Banda larga no espaço: O New York Post publicou uma história sobre a nova corrida espacial envolvendo a Amazon, a SpaceX e outras empresas. A competição será a primeira a implementar novas redes de satélite para fornecer serviço de banda larga a todos os cantos da Terra. Ainda assim, existem alguns aspetos preocupantes sobre essas redes de satélites de órbita baixa, cujo custo de implementação é de vários biliões de dólares.

Seguro por algoritmo: o DownToEarth relatou que investigadores da Princeton University desenvolveram algoritmos que, segundo eles, poderão impedir ataques de hackers a redes elétricas. Os novos algoritmos têm como alvo picos de energia que podem ser causados ​​por ataques baseados em IoT. Um algoritmo impediria a sobrecarga de ligações equilibrando a potência, e outro ajudaria a rede elétrica a restaurar a sua funcionalidade após um ataque.

Pedido de ajuda: Uma coluna no ZDNet pediu aos operadores de rede que usassem ferramentas existentes para corrigir problemas de segurança com o Border Gateway Protocol para que os routers permitam a melhor maneira de encaminhar o tráfego. A norma BGP inclui ROAs (autorizações de origem de rota) para confirmar a precisão das mensagens de encaminhamento, mas essas ferramentas não são tão amplamente implementadas quanto poderiam ser, sugeriu a coluna. A Internet Society apoia a iniciativa MANRS para melhorar esses aspetos.

Empregos perdidos: de acordo com uma história publicada no Kashmir Monitor, o corte da Internet durante quase dois meses na região da Caxemira, controlada pela Índia, custou cerca de 46.000 empregos. A paralisação não custou apenas empregos em tecnologia, mas também no turismo e no retalho.

Escondendo o donut: os Dunkin ‘Donuts esconderam e ignoraram um ataque cibernético que afetou 20.000 clientes, disse o procurador-geral de Nova York, conforme relatado pelo The Daily Beast. A procuradora-geral Letitia James acusou a empresa de não investigar os ataques de 2015.

Notícias elaboradas a partir de https://www.internetsociety.org/blog