Quem Somos

Internet Society

Internet Society (ISOC) é uma associação internacional, sem fins lucrativos, fundada pelos pioneiros da Internet, que é a organização “chapéu de chuva” do IETF – Internet Engineering Task Force, o organismo mais relevante no estabelecimento de normas abertas para o funcionamento da Internet. Para além desta faceta, a ISOC intervém a nível social, político e cívico com o propósito de manter a Internet como uma infraestrutura aberta, universal e ao serviço do conjunto da Humanidade, sem exceções de raças, credos ou países. A Internet Society (ISOC) foi criada em 1992 por cerca de 400 pioneiros ligados à Internet e cujo objetivo inicial era o de promover o uso da Internet. A ISOC tem capítulos nacionais, entre as quais o Capítulo Português da ISOC (ISOC PT).

Missão do ISOC Portugal

O Portuguese Chapter da Internet Society,  com a denominação legal “Associação ISOC Portugal”, é uma associação sem fins lucrativos, que tem como fim a promoção em Portugal do desenvolvimento de uma Internet segura e confiável, tecnicamente avançada e bem integrada na Internet mundial, harmoniosa, acessível, aberta e de acesso não discriminatório, com respeito pelos princípios da liberdade de expressão e da privacidade. O capítulo é reconhecido formalmente pela Internet Society, desde o início de 2011.

Órgãos sociais para o triénio 2021 / 2023

Nuno Manuel Guimarães
Presidente da direção

Associado ISOC nº. 150510 [cv]

Alexandre J. Teixeira Santos 
Vogal da direção

Associado ISOC nº. 65885 [cv]

 

Hugo Alexandre T. Miranda
Vogal da direção

Representante do associado FCUL [cv]

 

Luís Filipe Vidigal
Presidente da mesa da AG

Associado ISOC nº. 68369 [cv]

 

José Legatheaux Martins
Vogal da mesa da AG

Associado da ISOC nº. 52626 [cv]

 

Pedro Veiga
Vogal da mesa da AG

Associado ISOC nº. 26886 [cv]

 

Edmundo Monteiro
Presidente do Conselho Fiscal 

Associado ISOC nº. 68331 [cv]

 

Nuno Teixeira de Castro
Vogal do Conselho Fiscal

Associado ISOC nº. 150171 [cv]

 

Joaquim Melo H. Macedo
Vogal do conselho fiscal

Associado ISOC nº. 2228047 [cv]

 

Um programa local no quadro da
Internet Society

A nossa ação continuará necessariamente alinhada com a missão da ISOC  (Internet Society):

Working for an open, globally-connected, secure, and trustworthy Internet for everyone

Neste quadro, contribuiremos para a disseminação de conhecimento, consciência e participação (knowledge, awareness and participation) em linha com os objetivos centrais da ISOC (ver 2021 Action Plan) no contexto português e europeu.

  • [objetivo 1] Growing the internet – o papel das redes comunitárias, da sua promoção e desenvolvimento, tem necessidades e características específicas num país como Portugal e no quadro europeu,
  • [objetivo 2] Strenghtening the internet – neste domínio desenvolveremos atividades de desenvolvimento do conhecimento tecnológico (Internet Way of Networking), defesa e consolidação dos mecanismos de segurança e privacidade (Extending Encryption) e sustentabilidade da abertura da internet (Securing Global Routing),
  • [objetivo 3] Empowering People – a expansão dos públicos e fora de disseminação de conhecimento e construção de consciência sobre os desafios e caminhos da internet, pelo estímulo à adesão de pessoas individuais e de instituições da sociedade civil.

 

Continuidade

As atividades regulares levadas a cabo no biénio anterior 2019-2021 serão naturalmente continuadas e mesmo reforçadas se as circunstâncias assim sugerirem ou exigirem. Especificamente,

  • O serviço de Notícias regulares (de periodicidade semanal) com informações sobre temas e acontecimentos relevantes para a evolução da internet (https://isoc.pt/) [o3],
  • O concurso Applied Network Research (atualmente 4ª edição). O objetivo da iniciativa (descrita em https://isoc.pt/anrw-prize/) é a promoção de I&D aplicada no domínio das redes e internet com um foco nos interesses das atividades do IETF/IRTF [o2],
  • O trabalho de observação e promoção de um referencial para a defesa da abertura da internet, dos mecanismos de interligação e comunicação segura (atualmente evidentes no tema da criptografia e da sua regulação) [o2].

 

Inovação

Procuraremos abrir de forma incremental o foco das atividades em áreas com impacto social e económico relevante:

  • a segurança e privacidade no uso da internet na perspetiva individual (uso responsável) [o3],
  • as desigualdades e desequilíbrios no acesso e exploração da internet (inclusão) [o1 & o3], e
  • os caminhos de regulação das responsabilidades sociais e legais de plataformas e serviços (p.e. Digital Services Act & Digital Markets Act na União Europeia (fonte) ou Communications Decency Act (Section 230) nos EEUU (fonte)) [o2].

 

Como

A atividade nas várias linhas será concretizada do seguinte modo:

  • Promoção de ações de debate e formação em torno das problemáticas mencionadas,
  • Envolvimento de organizações da sociedade civil,
  • Produção de materiais de apoio e formação de utilizadores,
  • Divulgação de resultados de testes e experiências de uso de tecnologia,
  • Influência sobre decisores políticos e meios de comunicação,
  • Contribuição para nova legislação ou regulação,
  • Divulgação e promoção da atividade do IETF junto da comunidade de I&D,
  • Envolvimento de operadores na adoção de normas e boas práticas.

 

Crescimento e consolidação da Associação

Em todas as atividades a realizar procuraremos atrair novos associados, quer individuais quer institucionais, de modo a reforçar a rede de colaboração e sustentação da ISOC em Portugal [o3].

Na medida das possibilidades e oportunidades procuraremos desenvolver as relações com associações congéneres p.e. nos países lusófonos.

Screenr parallax theme por FameThemes